San Francisco - SFO

ou Sinusite City, como diria minha amiga Clara (des)Penteado! :-D


SanFran ou Frisco (para os íntimos) fica no norte da Califórnia, na costa oeste dos EUA. Do Brasil não tem vôo direto (eu pelo menos não encontrei). Todos tem uma escala, dependendo de qual cia você viaja. E fui pela AA, e minha escala foi Dallas, no Texas. Fui GIG-DFW em voo noturno, escala de 2:40h e depois #partiuSFO. 

San Francisco não precisa de carro, deixe para alugar apenas quando você for sair para outro destino, como a Highway 1.

Roupa em San Francisco em pleno verão? Em camadas, sempre! Encharpes e cachecóis são bem vindos também! E jaquetas que cortam o vento, aquelas levinhas são ótimas! Eu não fui preparada e tive que comprar uma lá, achei uma ótima, daquelas viram uma sacolinha pequena, ou seja, não ocupou nada de espaço na mala e quando esquentava durante o dia era fácil de carregar. A loja é a Uniqlo, tem de todas as cores, feminina e masculina, por $69 + taxes, salgadinho, mas vale o investimento.

O Hotel que escolhi foi o The Herbert Hotel (theherberthotel.com), que fica na Powell St, rua do cable car, no coração de San Francisco e apenas a uma quadra da Union Square e  da estação central do BART (o metro de lá). Em baixo uma Walgreens gigante, que tinha comidas, frutas picadas, sandubas e tudo mais. Na frente H&M, na esquina GAP, F21, em uma quadra as lojas chiquetérrimas, lojas de departamentos e shoppings. Melhor localização impossível. Eu optei pelo quarto privado, cama de casal e banheiro compartilhado. Tudo muito limpo e organizado, com serviço de camareira diário. O wi-fi era free e bem rápido! Melhor do que em muita cidade no Brasil (não que seja muito difícil, neammmm???).

Chegando no hotel, minha amiga querida e amada, que tá se bandeando definitivamente pra Califa estava me esperando! Clara, ou simplesmente Clarska! 

Primeiro fomos comer algo, e já começamos com o mais tradicional dos pratos, a sopa "Clam chowder in a bread bowl", que é maravilhosa! Tem que comer uma, ou duas... o pão é chamado de "sourdough" azedinho, muito bom! Um lugar bem tradicional para apreciá-la é o Boudin Sourdough Bakery & Cafe, que tem em vários locais da cidade. Mas não tem erro não, qualquer lugar que você coma vai ser uma delícia. E outra, San Francisco venta, é friozinho mesmo em julho em pleno verão, ou seja, uma sopinha é sempre bom!

Começamos passear pela Union Square, que nada mais é do que uma praça, com umas esculturas de coração! hahahahaha, não achei nada demais não, ao redor, lojas de luxo Gucci, Chanel, LV, Hermés e tudo o mais pra babar nas vitrines! 


A noite fomos num restaurante peruano, o Fresca (2114 Fillmore Stree - frescasf.com). Adorei! A primeira foto é o prato do meu sobrinho Lucas, que foi meu parceiro nessa viagem e embaixo, eu e a Clara como nossos pratos! Todos MARA! Se possível, ligue e faça reserva antes para não esperar muito ou até mesmo perder a viagem ou use esse site aqui.


Foto: Rafaella Cavalca. Fresca Restaurante, San Francisco CA

Foto: Lucas Nunes. Eu e Clara no Fresca, San Francisco CA


Bora começar a turistar? Nada como começar no Fisherman's Wharf. Pra chegar lá usamos o Powell Street Cable Car Turnable, afinal de contas tem que dar uma voltinha pelo menos, né? E como saia da frente do hotel em direção ao Fishrman's Wharf (tem outras linhas também - aqui)... unimos o útil ao agradável. O preço é carinho, U$6,00 mas uma voltinha vale a pena!  Na foto, o funcionário mudando o sentido do bonde (os da Powell St foram construídos para andarem em apenas uma direção), exatamente do mesmo jeito de quando foi construído em 1888. Outro detalhe, sempre tem fila na Powell St, e não são pequenas não, se vc for um pouco mais pra cima, os bondes param e você pode entrar sem fila :).


Fonte: dreamstime

Foto: Clara Penteado - Eu e Lucas no Powell St
Cable Car Turnable, San Francisco CA

Paramos um pouco antes do Fisherman's Wharf, pois fomos tomar café da manhã num lugar escondidinho, conhecido por locais apenas chamado Pergamino's café que fica 1321 Columbus Avenue. Tem que ir, é muito gostoso. Os omeletes, waffles são de comer rezando e agradecendo por tamanha delícia. 
Foto: Lucas Nunes - Eu e Clara tomando um café no
Pergamino Café, San Francisco CA

Foto: Lucas Nunes -  Pergamino Café com
waffle, banana, creme nozes e syroup,
San Francisco CA

De lá fomos andando até o Fisherman's Wharf que é bem pertinho! Lá o legal é sair andando, passeando meio que sem rumo pelos Piers. Tem alguns highlights, como uma Boudin (aquela bakery da sopa no pão) enorme, com demonstrações, museus e afins. O píer mais famoso é o 39, com uma quantidade enorme de restaurantes, mercearias, diversão, lojinhas de meias, de souvenirs, docerias e tudo o mais. Você também pode visitar o USS Pampanito, que é um submarino que está atracado e foi usado na Segunda Guerra Mundial afundando 6 navios e avariando vários outros. 

Foto: Lucas Nunes - Pier 39, San Francisco CA

Outro ponto bacana é o Musée Mécanique que é grátis e cheio de brinquedos de antigamente. Tem pac-man pra jogar, alguns beeeem mais antigos, é muito bacana. Olha a definição aqui: "Welcome to the Musée Mécanique, one of the world's largest (over 200) privately owned collection of coin-operated mechanical musical instruments and antique arcade machines in their original working condition. (You can play them!). Located on Pier 45 at the foot of Taylor Street in San Francisco's Fisherman's Wharf. Free Admission Every Day!". Eu curti e indico!

Foto: Rafaella Cavalca - Musée Mechanique, San Francisco CA 

Um famoso passeio que sai do Fisherman's Wharf é Alcatraz, a famosa cadeia americana que "hospedou" ninguém menos que Al Capone  e seus ternos de risca de giz. De lá, ninguém conseguiu fugir, mesmo não sendo tão longe da costa, os fortes vendos, a água gelada e a correnteza não permitiram nenhuma fuga bem sucedida. Mas se quiserem visitar a dica é: comprem antecipadamente pelo site (esse é uma sugestão apenas, não sabia desse detalhe e fui direto na bilheteria). Quando eu fui, dia 16/07 só tinha lugar disponível a partir do dia 15/08! Ou seja, não fui :(. Outra dica pra quem vai: leve casaco, venta muito, mesmo no verão.

A partir daqui a Clara nos abandonou, voltou para Gridley - CA, como estava com meu sobrinho resolvemos alugar uma bike e pedalar até Sausalito, do outro lado Golden Gate. No Pier tem várias opções de aluguel de bike, várias empresas fazem e todas são bem similares. Nós fizemos com a Blazing Saddles e foi ótimo. Eles dão um mapinha com a rota, por onde ir... tem várias opções de passeios, uns mais longos outros mais curtos. O que fizemos foi o mais curtinho porque saímos muito tarde (15h), e fomos somente até Sausalito, que é uma cidade pequeninha, linda! Parece de cinema! Adorei. De lá pegamos o ferry de volta para San Francisco. Foi demais!

A nossa escolha foi uma Tandem Bike, aquela para duas pessoas. Foi demais! Mas adianto, a tandem é mais difícil. Mas o percurso é tranquilo, tem dois pontos que pesam, mas nada que não dê pra descer da bike e empurrar. O passeio é show! Vai costeando, a vista da ponte é linda! Fotos clássicas. Quando você atravessa tem que ir no Vista Point, é de lá que tem um excelente ângulo para as fotos.


Foto: uma alma caridosa. Golden Gate ao fundo, eu e meu
sobrinho Lucas na Tandem Bike, San Francisco CA
Foto: Lucas Nunes. Vista Point já do outro lado 
da ponte, San Francisco CA

 
Depois desse passeio estávamos exaustos e famintos. Fomos pro hotel e jantamos num restaurante excelente, o John's Grill (63 Ellis St), acompanhado de um vinho da vinícula do Coppola, em Sonoma Valley. Sugestão de prato: Linguini fisherman, just perfect! Esse restaurante não é dos mais econômicos, mas se o budget da viagem permitir acho vale a visita!

No outro dia começamos pelo Golden Gate Park. Ele é enorme! Muito mesmo, mas lindo, tem que visitar. Tem vários pontos de interesse dentro do parque, como o Jardim Botânico, o Jardim Japonês (paga para entrar), lagos, California Academy of Science, Conservatory of Flowers (lindo) e muito mais. Pegamos um ônibus até lá e paramos na 19th avenue, que é na metade do parque e fomos passeando no sentido leste. É importante definir o que fazer aqui, por ele ser muito grande tem que traçar a sua rota e definir onde você quer ir pra não sofrer caminhando tanto.

Fonte: sfgate - Parque visto de cima, grande.
Foto: Lucas Nunes. Golden Gate Park, San Francisco CA
Foto: Lucas Nunes. Japanese Garden no Golden
Gate Park, San Francisco CA
Foto: Lucas Nunes. Conservatory of flowers,
San Francisco CA
Foto: Rafaella Cavalca. Dália num jardim cheio delas de
 diferentes  espécies no Conservatory of Flowers,
San Francisco CA

De lá fomos caminhando até o bairro hippie (longe pra caramba), o Haight Ashbury. É bem viva a cultura hippie lá. Vários hippies circulando, lojas e brechós com roupas bem diferentes, por assim dizer, lojas de vinil, cafés e algumas hotéis históricos como o Red Victorian Hotel. Eu achei legal, divertido. E estava no nosso caminho até a Alamo Square (Steiner St), onde fica um dos cartões postais da cidades, as 6 casas no estilo vitoriano conhecidas como Post Card Row. 

Foto: Lucas Nunes. Post card row, San Francisco CA

Da Alamo Square fomos a pé até Japantown, a essa altura morrendo de fome. Fomos num restaurante japonês, claro! Aleatoriamente entramos no Sanppo Sushi (1702 Post St), bem em frente ao Pagode de concreto. Foi um achado. Restaurante bem típico, com donos japoneses que falavam apenas japonês entre si. Minha sugestão: entrada - sunrise, e prato principal - kamikaze e island roll. Imperdível. Em Japantown tem outros pontos de interesse também, mas o Pagode da Paz é o destaque com certeza.

Foto: Lucas Nunes. Pagode da Paz - San Francisco CA

Foto: Lucas Nunes. Comidas do
Sanppo Sushi, San Francisco CA

De lá pegamos um taxi e fomos para para o Lincoln Park. Primeira parada foi o The Holocaust - Memorial at Legion of Honor.

Foto: Rafaella Cavalca. Holocaust memorial, San Francisco CA

Depois fomos direto para a trilha que nos levou a Land's End. É uma trilha bem tranquila, que começa dentro do estacionamento (o que é estranho) do Legion of Honor, na rua chamada  El Camino do mar, tem placas indicativas. O visual é lindo! É o lado de lá da Golden Gate. Essa trilha vai chegar na Sutro Bath, antigo centro de lazer que hoje está completamente abandonado e logo depois chega-se na Cliff House, onde dá pra comer com um visual lindo do lugar. Aqui tem também uma câmera fotográfica chamada "camera obscura", quando chegamos lá estava fechada já, mas parece ser interessante. Nesse dia eu passei um mega frio, estava super nublado (como pode-se notar nas fotos) e tinha muito vento, previna-se!

Foto: Lucas Nunes. Land's End trail - Lincoln Park,
San Francisco CA

Foto: Lucas Nunes. Sutro Baths - Land's End - Lincoln Park,
San Francisco CA

No último dia não podia faltar a famosa e super fotografada Lombard Street. Na primavera e no verão é muito mais linda, florida e super colorida.

Foto: Rafaella Cavalca. Lombard St., San Francisco CA

Foto: Lucas Nunes. Vista de San Francisco de cima da Lombard St., San Francisco CA
Da Lombard St. fomos andando rumo ao Palace of Fine Arts Theater, passando pela Marina Green, que estava tendo o evento de vela America's Cup/ LV Cup. Foi bacana passar pelos stands, mas não tinha nenhuma agitação naquele dia não. Já esse Palácio eu não curti. Sabe aquela coisa que foi construída para parecer antiga? Nem tirei fotos porque realmente não faz meu tipo para viagem. 


Para este post pedi ajuda para uma amiga que já visitou, e o que ela acrescentou foi a visita ao Twin Peaks, que é um morro com uma vista maravilhosa de San Francisco! Acho que eu perdi! :,(

Fonte: aqui

Outra dica que li e não fiz foi a "49-mile scenic drive". Nada mais é do que uma rota dentro da cidade de San Francisco para ser feita de carro e que passa pelos bairros e atrações mais interessantes e vistas espetaculares. Para fazer essa rota tem que ser de carro e leva o dia todo, afinal são quase 79 km. E aí, alguém já fez para contar?



Essa foi minha passagem por San Francisco, na Califórnia.


Enjoy!


Rafa Cavalca.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bar Urca - o queridinho dos cariocas e dos nem tão cariocas assim...

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal

Trilha Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro!