Trilha Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro!

O morro Dois Irmãos é o símbolo do Leblon, cenário muito fotografado naqueles por-do-sol de tirar o fôlego aqui da Cidade Maravilhosa. Mas... já pensou em ver a vista lá de cima???? A uma altitude de 533m.

Para fazer a trilha de 1,6km você tem que ir até a favela do Vidigal (Av. Niemeyer, altura do número 333), pode-se chegar lá de ônibus ou taxi. De carro é difícil de estacionar e mais difícil ainda subir o morro. Não aconselho fazer isso. Quando você chega na base do morro, tem vários motoboys que cobram em média R$ 5,00 para subir até o ponto onde a trilha começa. 

Nunca faça trilha sozinho e sempre avise para alguém que você está indo. No caso do Morro Dois Irmãos, vá com um guia ou alguém local. A favela é pacificada pelas UPPs, porém todos sabem que ainda existe tráfico e sempre há risco. Eu fui com dois moradores do Vidigal que meu personal me indicou. Eles não eram guias especializados porém conheciam o lugar melhor que ninguém e eram pessoas de confiança, o que me deu segurança para subir.

O Vidigal é uma favela com uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro e tem uma população de quase 13 mil habitantes. É uma favela bastante urbanizada, diferente do estereótipo que temos em mente. Prova disso é o metro quadrado estar valendo aproximadamente R$ 6.000!!!! 

Mas voltando ao nosso assunto, a trilha é dificuldade 6 numa escala de 0 a 10. Não precisa escalar nem nada, mas leva-se mais de uma hora pra subir e é bem íngreme. Dá uma canseira, mas nada demais também. Mínimo de preparo físico é requerido... mas nada como uma parada estratégica para aproveitar o visual e recuperar o fôlego! ;)

O mais legal de fazer trilhas, na minha humilde opinião, é a paisagem que vai se formando enquanto você está no caminho...


Crew: Clarisse, Ramon, Marina, eu e Roberta na primeira vista - Pedra da Gávea e São Conrado.


Eu com vista para São Conrado e Pedra da Gávea na primeira parada da subida.


O dia estava agradável, não estava com o céu beeeeeem limpo, tinha uma leve fog mas foi bom pois não estava calor demais e não atrapalhou nossas fotos não. Logo depois da Pedra da Gávea, pode-se ver a imensidão que é a favela da Rocinha. Segundo dados oficiais, mais de 70 mil pessoas vivem ali. É um mar de casinhas... que já cruza o morro e começa chegar na Gávea. A favela é maior que 92% dos municípios brasileiros, e olha que eu já li que a população era maior que a oficial, de 110 e até de 200 mil pessoas.


Favela da Rocinha - Rio de Janeiro.


Um pouco mais a frente já é possível visualizar o Cristo Redentor... 


Vista do caminho para o topo do Morro Dois Irmãos para o Cristo Redentor.


E a Lagoa Rodrigo de Freitas também...


Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas e Jockey Clube Brasileiro.

A vista vai ficando cada vez mais linda!! 
Eis a cereja do bolo...


Cristo, Lagoa, Jockey, Pão de Açúcar, Zona Sul, Praia do Leblon e Ipanema...


Panorâmica do topo do Morro Dois Irmãos.

Que vista...


Nossa turma com os guias... Foi demais!


A turma toda com os guias no visual TOP!


Clarisse, eu e Marina... um visual desses merece um post né? rsrsrs


Eu só gosto de indicar serviços que eu já utilizei, como nesse dia fui com 'amigos' e eles não são guias profissionais não vou repassar o contato. Mas existem vários guias credenciados que fazem o trajeto, nós cruzamos com vários deles no caminho. Já vá com tudo agendado, lá na hora não rola fechar negócio, não pessoal oferecendo o passeio. 

Listinha de dicas:
  • Quanto às roupas, confortáveis e que te dê mobilidade e tênis. Calça pode te ajudar a proteger sua perna de mosquitos e possíveis arranhões devido a vegetação;
  • Levem água também! Bastante. Eu levei 1,5 litros. O que eu faço é congelar a garrafa com metade da capacidade e a outra parte completo com água, assim garanto água gelada o trajeto todo;
  • Também faça o passeio pela parte de manhã, além de ser mais agradável a temperatura e você terá bastante tempo para aproveitar o visual, sem pressa de ter que ir embora por que vai escurecer; 
  • Se tiver chovido até dois dias antes, adie o passeio, a trilha pode ficar muito escorregadia. 
  • Se for no inverno, um casaquinho é bem vindo, pode ventar bastante;
  • Use repelente;
  • Guia ou alguém da comunidade de sua confiança para te acompanhar;
  • Protetor solar, viseira, boné e óculos;
  • Trilha recomendada para maiores de 12 anos apenas, acompanhados;
  • Leve uma barra de cereal ou uma fruta, dá uma fome depois da subida.



Eu super recomendo, é um exercício delícia... com visual compensador!

Depois é só pegar o motoboy e descer, ou se preferir descer a pé. Mas adianto, é longe.



Beijos,

Rafa Cavalca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bar Urca - o queridinho dos cariocas e dos nem tão cariocas assim...

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal