Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal

Esse é o primeiro post da minha viagem a Portugal. Vim para cá ficar 3 semanas estudando com o intuito de obter a dupla diplomação do meu mestrado em Administração de Empresas, pela Católica do Porto Business School. A cidade que estou morando é Porto, mais ao norte de Lisboa, porém  a cidade, ou melhor, a visita que irei falar hoje não é (ainda) Porto, e sim Braga.

Braga é uma cidade no norte de Portugal com aproximadamente 110.000 habitantes. Lá se localiza o Santuário do Bom Jesus do Monte ou Bom Jesus de Braga. É um conjunto arquitetônico, com um parque e a igreja. Para quem é católico é fortemente recomendado, pra quem não é, cultura nunca é demais e o Santuário não deixa de ser e ter um visual maravilhoso.

Confesso aqui que fiz  a via sacra ao contrário, chegamos no Santuário de carro e fomos descendo… mas me arrependi. Sim, são vários degraus… não é fácil e não recomendo para quem tem alguma dificuldade de locomoção pois a subida é longa. O que facilita um pouco é que não é uma subida contínua, você para e vê uma capela, depois sobe mais um pouco, vê outra… e assim por diante, dá pra pegar fôlego.

Santuário do Bom Jesus de Braga ou Bom Jesus do Monte - Escadaria do Pórtico

Quando você começa a subir a escadaria do Pórtico as capelas (as 'casinhas' da foto acima, uma em cada canto) começam a contar a via sacra, desde a última ceia até a ressurreição de Jesus Cristo. São no total 20 (acaba somente no topo), todas com uma escultura dentro e a descrição da cena. A capela é protegida com uma grade, o que faz com que as fotos não fiquem legais… e pra ler a explicação da cena tem que se esforçar porque a letra é relativamente pequena e distante um pouco, além de escuro. 

Depois de ascendida a Escadaria do Pórtico, começam as escadarias dos cinco sentidos, com cinco chafariz representando (fonte: aqui):

Fonte da Visão
Caracteriza-se por uma figura que lança água pelos olhos, e possui a inscrição: "Varão prudente, toma-as por um sonho e assim vigiarás." Do lado direito, uma estátua de Moisés traz a inscrição "Aqueles que feridos olhavam saravam", e outra de Jeremias, com a inscrição "Eu vejo uma cara vigilante".
Fonte da Audição
Caracteriza-se por uma figura que lança água pelos ouvidos, com uma estátua de Idito a tocar cítara e a inscrição "Que cantava ao som da cítara, presidindo os que cantavam e louvavam o Senhor". Do lado esquerdo encontra-se David, com a inscrição "Ao meu ouvido darás gozo e alegria", defronte a uma mulher com a inscrição "Tua voz soe aos meus ouvidos".
Fonte do Olfato
Caracteriza-se por uma figura que lança água pelo nariz, com uma estátua de um varão encabeçada pela inscrição "Dai flores como o lírio e rescendei suave cheiro". Do lado esquerdo encontra-se a figura de Noé, e do direito Sulamita com a inscrição: "A tua estatura é semelhante a uma palmeira... e o cheiro da tua boca é como o das maçãs".
Fonte do Paladar
Caracteriza-se por uma figura que lança água pela boca, com uma estátua de José do Egito com um cálice e um prato nas mãos, e a inscrição "A tua terra seja cheia das bênçãos do Senhor, dos frutos do céu e do orvalho". Do lado esquerdo, a figura de Jónatas com a inscrição "Provei um pouco de mel na ponta duma vara e eis porque morro" e, do direito, Esdras com a inscrição "Prove o pão, e não nos abandones, como o pastor no meio dos lobos".
Fonte do Tato
Caracteriza-se por uma figura que segura uma bilha com as duas mãos, de onde lança água, com a estátua de Salomão e a inscrição "As minhas entranhas estremeceram ao seu toque". Esta estátua está ladeada por Isaías,com a inscrição "Tocou a minha boca", e a de Isaac, invisual, com as mãos estendidas à procura do filho e a inscrição "Chega-te a mim, meu filho, para que te toque".


Santuário do Bom Jesus do Monte -  Chafariz dos cinco sentidos

Depois dos cinco sentidos, vem a escadaria dos 3 pilares da virtude, são eles (fonte: aqui):

Fonte da Fé
Apresenta a inscrição "Correrão dele águas vivas", e as suas alegorias referem-se à Docilidade e à Confissão.
Fonte da Esperança
Caracteriza-se por uma figura da arca de Noé por baixo da qual cai a água. Apresenta a inscrição "Arca na qual... se salvaram almas", e as alegorias referem-se à Confiança e à Glória.
Fonte da Caridade
Caracteriza-se por uma estátua de mulher com duas crianças nos braços, com a inscrição "São três estas virtudes... a maior delas, porém, é a caridade". A água jorra do coração de uma das crianças, e as alegorias referem-se à Benignidade e à Paz.

O escadório, num total de 581 degraus, culmina no Terreiro de Moisés, onde se localiza a Fonte do Pelicano e a Estátua de São Longuinho, a que se segue o adro e a Igreja do Bom Jesus.

Vista da cidade de Braga do Santuário do Bom Jesus do Monte - Braga, Portugal.

A Igreja do Bom Jesus é linda, lá tem o altar das relíquias onde ficam  "...os ossos de S. Clemente, arranjados com cera e gesso. Trata-se dum soldado romano martirizado, no século III, depois de Cristo".
Altar das Relíquias na Igreja de Bom Jesus do Monte - Braga, Portugal.
A história conta que a primeira vez que colocaram uma cruz no monte foi em 1373 junto a um templo cristão, depois em 1494 foi construído o segundo templo. A terceira foi em 1522. Em 1629 foi edificada a capela onde foi colocada uma imagem de Cristo crucificado e as capelas contando os episódios da via sacra. Em 1722 o arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles concebeu e iniciou o projeto. A atual Igreja foi projetada pelo arquiteto Carlos Amarante, encomendada por D. Gaspar de Bragança, então arcebispo da cidade. Foi construída para substituir uma anterior, suas obras começaram em 01/06/1794 e finalizaram em 1811. 

Altar da Igreja Bom Jesus do Monte - Braga - Portugal.

Se você subiu ou desceu, não importa muito. A visita a esse Santuário é muito linda. Mesmo com o clima não ajudando muito, choveu, ventou, abriu sol, fez frio - valeu cada minuto! Super indico! Lá também fica o funicular instalado em 1822, e foi o primeiro instalado na Península Ibérica e hoje é o mais antigo o mundo a usar o sistema de contrapeso de água. Ah, detalhe, não possui nenhum registro de acidente ;).


De lá fomos ao Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, santuário Mariano que foi construído em 1863. De lá você tem uma vista maravilhosa, mas que o tempo não nos permitiu apreciar, vi somente pelas fotos :(. Entramos na Igreja bem no horário da missa, o que também não nos permitiu tirar fotos e observar bem. 

Santuário da Nossa Senhora do Sameiro - Braga, Portugal.

Do lado do Santuário tem um restaurante chamado Sameiro, super aconchegante, vista para o parque, comida deliciosa! Sugestão: bacalhau a Sameiro (para 3-4 pessoas) e um vinho para acompanhar! De lá partimos para Guimarães, mas isso é papo para outro post.



Beijos,


Rafa Cavalca.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bar Urca - o queridinho dos cariocas e dos nem tão cariocas assim...

Trilha Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro!