Austrália: começando por Sydney!

Pra quem não me conhece, lá nos primórdios de 2003 eu morei 4 meses na Austrália, mais precisamente em Brisbane. O que posso dizer de lá? Um país encantador, cheio de belezas naturais que você só vai encontrar lá. Quando minha amiga me pediu dicas de lá, passei apenas nomes de cidades, passeios e praias, afinal já se passaram 10 anos desde que estive lá. Então resolvemos juntar o que vivi lá (e o que eu lembro!) com a experiência dela que acabou de voltar! 

O apelido da Austrália é "down under", numa tradução livre "para baixo e embaixo", que nada mais é a localização da Austrália no mapa. Uma brincadeira comum é virar o mapa mundi de cabeça pra baixo para que o país se torne o centro do mundo! E o nosso Brasil fica bem também, hein? São vendidos mapas desse jeitinho ali de baixo como souvenir!


Down Under!

Um pouco da história da Austrália: foi descoberta com James Cook (houveram outros antes, mas foi ele quem reinvidicou a posse da terra), capitão inglês e primeiramente foi usada como território para os presos ingleses na Tasmânia. Sim, o país teve como seus primeiro habitantes "fora-da-lei" ingleses e não é que, apesar disso, deu certo? O inglês deles é uma mistura de sotaque britânico com interior, tem que acostumar o ouvido para entender, principalmente as gírias como: G'day matte! - bom dia amigo, mas pense num sotaque carregado?? (lê-se: gudái mát!). A Austrália tem sua capital Canberra no estado federal (algo como nosso distrito federal), hoje possui 23,5 milhões de habitantes, sendo que 80% da população vive num raio de no máximo 80km da costa, a parte central da Austrália é um grande deserto. Assim como o Brasil, a Austrália também tem seus nativos, os chamados Aborígenes. Você vai encontrá-los mesmo nas cidades, tocando didgeridoo e com o corpo todo pintado. Mais infos aqui.



Nosso primeiro post conjunto vamos falar de SYDNEY, a principal cidade, a mais populosa e que muitos acham, erroneamente, ser a capital do país! 



Planning your trip:



Primeiro de tudo, não esqueça de fazer o visto australiano! Você faz online e no caso da Mô, o retorno veio em menos de 7 dias. Imprima (faz um print screen… vai que…) e deixe com você, pois todos os aeroportos, mesmo os internos, o visto é solicitado! Não esqueçam da CIV (Carteira Internacional de Vacinação) com a vacina de Febre amarela em dia pois na chegada eles solicitam. Mais infos aqui.




Sydney é cidade grande, com praias, parques, monumentos, nightlife, passeios pelos arredores para fazer, ou seja, não dá pra passar só 2 dias por aqui. A nossa sugestão é passar pelo menos 6 dias. Isso se você não for surfista, lógico.

Reservas: a maioria das atrações turísticas tem como você comprar online o ticket de entrada, especialmente em período de final de ano/ festas/ férias é bem interessante pois as filas podem ser desanimadoras… e de quebra, pode ser mais em conta comprar com antecedência! Reservar restaurantes (esses que são mais famosos e caros especialmente) também é super recomendado!



Onde ficar: escolha um hotel próximo a uma estação de metro e/ou de ônibus! Como disse, Sydney é uma cidade grande!!! Principais bairros perto dos pontos turísticos: Darling Harbour, King Cross, City Centre, Pymont, Woolloomooloo, Darlinghurst e Surry Hills. Sempre quando vou pra algum lugar dou um google no mapa pra ver onde estão os pontos turísticos pra pegar um hotel na região. A Mô ficou no Formula 1 numa região excelente, super bem recomendado. Quando eu fui, era época de final de ano e acabei me dividindo em dois lugares, um hostel bem central (Maze backpackers - não sei como lembrei) e um hotel longe pra caramba do centro (era um Formula 1, mas não lembro qual exatamente), mas como o sistema de transporte é muito bom, não foi um big deal não (mas mesmo assim não aconselho). Tem apenas que notar que nem todos os serviços de transporte são 24h.


Os pontos em azul é a área central de Sydney onde tem a maioria das atrações turísticas,  ideal é se hospedar nessa região. Primeiro mapa ampliado, segundo mapa mais detalhado


Transfer aero => hotel => aero

Do aeroporto para seu hotel se joga no metro! 

No aeroporto pegue o "The Official Sydney Guide", além das atrações e eventos atualizados, no final do guia você encontrará alguns cupons de descontos! (Não sei se vocês sabem, mas Mô é turca! #prontofalei). Metro é bem fácil de entender e os australianos são muito educados e adoram dar informações! Sinta-se a vontade de fazer cara de turista perdido! 


Que época ir? Sydney fica bem ao sul, então é mais fresquinho… o ideal é ir no verão (mesma época do nosso verão aqui) para aproveitar tudo que o país tem a oferecer. A Mô foi agora, no início de novembro, eu fui no final de dezembro e fiquei até comecinho de janeiro, passei o reveillon por lá e foi DEMAIS!!! Mesmo no verão, venta bastante, então não deixe de levar seus layers,  os famosos casaquinhos! E prepare-se, porque a água é bem gelada!



Baladas, bares e restaurantes, tem milhares, de todos os tipos e para todos os gostos! Basta escolher o seu! Geralmente tudo fecha cedo, pois é durante o dia que Sydney se exibe com suas praias e atrações. Uma região bem agitada de noite é Darling Harbour, cheia de bares, restaurantes e pubs. Lá fica o Hard Rock Café.




O que fazer por dia:

Dia 1: faça um city tour por Sydney, se vc gosta de caminhar e conhecer as atrações no seu tempo, pode conhecer os principais pontos turísticos sozinho, a locomoção é fácil e caminhar é uma boa pedida! Em um dia inteiro para isso, você conhece legal. A foto clássica com a Harbour Bridge e a Opera House você consegue tirar no The Royal Botanical Garden, e se estiver lá na virada do ano, tente assistir a queima de fogos de lá, com certeza você terá as melhores fotos, mas prepare-se pro perrengue, há 10 anos atrás cheguei as 15h e já estava lotado! Minha opção foi assistir da Opera House, que lotou logo em seguida (eles fecham esses pontos turísticos e controlam a entrada pra não super lotar). Pontos de interesse: 

  • St. Mary’s Cathedral: catedral, uma das mais finas igrejas no estilo gótico-inglês no mundo; 
  • The Royal Botanical Garden: daqui você vai tirar a foto mais clássica de Sydney, com a Opera House e a Harbour Bridge, e de quebra visitará um lindo Jardim Botânico;
  • The Sydney Tower Eyeaquela torre que toda cidade tem pra se visitar, pelo que vi no site, muita coisa mudou. Eu particularmente gosto de visitar torres, ver a vista do alto, até pra me localizar melhor e entender um pouco da geografia, do todo da cidade;
  • Opera House: cartão postal e símbolo da cidade, com vários shows, teatros ou apenas tours e cafés, it's up to you;
  • Chinatown: toda grande cidade tem, Sydney não poderia ser diferente!
  • Darling Harbour: região super badalada de bares, restaurantes, boates, cinema, museu, passeios, galerias, parques e tours;
  • Town Hall: espaço para shows e performances, mas mesmo se não for a alguma atração lá vale a visita; 
  • Queen Victoria Building: shopping center num prédio muito lindo!
  • Woolloomoolloo: bairro de Sydney onde fica a parte comercial; 
  • State Librarybiblioteca da cidade;
  • Hyde Park: o mais antigo da Austrália e o mais conhecido, localizado no centro da ciadade; 
  • Imax: cinema IMAX com a maior tela do mundo, fica em Darling Harbour; 
  • Sydney Aquarium: aquário super bacana em Sydney, se comprar online e com antecedência tem desconto de até 30%;
  • King St. Wharf: sofisticados restaurantes com cardápio internacional beira-mar  muito bonito, com atrações de arte e cultura;
  • Campbells Covecasinhas no bairro The Rocks; 
  • The Rocks: bairro super descolado com inúmeras atrações como bares, restaurantes, feirinhas e lojas.
  • Sydney Observatory: observatório com a parte de astronomia e com uma bela vista do porto de Sydney;
  • Circular Quay: de onde saem os ferries e passeios.
 

*** Dica: tente fazer esse passeio no domingo, assim você já aproveita para passear pela feirinha na The RocksThe Rocks é o bairro onde começou a cidade de Sydney. Fica pertinho da famosa Sydney Harbour Bridge, ao lado da Circular Quay. O bairro é muito característico com suas antigas e belas construções, repleto de bares, restaurantes e lojas. Lá também fica o Pub mais antigo da cidade com suas deliciosas cervejas e o tradicional fish 'n chips. Na feirinha, você pode comprar artesanatos e peças de várias partes do mundo e da Austrália.

Eu no cartão postal de Sydney: Harbour Bridge + Opera House em 02/01/2004
Darling Harbour 10 anos atrás!!!!


Dia 2: Um passeio bacana nos arredores é a Blue Mountain Esse é um passeio day trip, que você pode comprar no seu hotel/hostel tranquilamente, agendar pela internet ou comprar em agências que estão espalhadas pela cidade. É lindo, você vai ver montanhas (a famosa "three sisters") e cavernas! Você pode conjugar o passeio (pacote normalmente vem junto) com uma visita ao Featherdale Wildlife Park, que fica no caminho, e visitar Koalas, cangurus, wombat e diabo da tasmânia!

(as minha fotos desse dia estão indecentes, sorry!)

Dia 3: vá até a Circular Quay (de onde saem os ferrys boats) e pegue um ferry para a praia de Manly, a famosa praia australiana! Tem uma praia pequena um pouco afastada chamada Shelly Beach, perfeita para ficar deitada pegando um Sol bem gostoso! O bom de ir de ferry, é o que o trajeto é um passeio lindo com o skyline da cidade. Pode ser um programa para um dia inteiro, pois na praia você encontra diversos tipos de restaurantes, lojas de todos os tipos e estilos e consegue fazer vários esportes aquáticos. Tem muitas escolas de surfe por lá. Fique ligado com os horários do Ferry!

Shelly Beach (em cima a esquerda) e Manly Beach.

Dia 4: se você gosta de Zoológico, recomendo o Taronga Zoo! Pegue um ferry no Circular Quay, compre passe de ferry + ônibus! Deixe para comprar o ticket do Zoo lá na porta!
Aqui use seu cupom de desconto do Guia de Sydney q vc pegou aeroporto! Claro que aqui as atrações principais são os koalas e os cangurus! Os demais animais do zoo são aqueles que podemos encontrar em qualquer lugar do mundo, então dá pra relevar de não passar o dia todo aqui, ver somente o que interessa e aproveitar o resto do dia em algum outro lugar que seja mais interessante.


Coala e Canguru!


Bondi Beach
Dia 5: de ônibus você pode ir para a praia de Bondi Beach, que é outra praia super famosa de Sydney! Precisa comprar o ticket do ônibus antes de entrar! É bem fácil e tranquilo! Só pergunte no hotel onde comprar o ticket, o ponto de ônibus mais próximo de vc e qual o número do ônibus q vc deve pegar! Já pode comprar o ticket de dia e volta! Existe um caminho de pedras com uma vista fantástica entre Bondi Beach e Coogee Beach! Vale muuuuuito a pena!!! Coogee Bath também tem um mergulho imperdível, e fica do ladinho de Coogee Beach! Pode fazer o contrário também, pegar o onibus e descer em Coogee Beach e ir a pé até Bondi e almoçar por lá. Lá tem restaurantes, cafés ao ar livre e bares. Lá também tem uma grande variedade de lojas de surfe. Essa praia além de linda é também um ponto de encontro famoso para a sociedade dos cafés de Sydney. O mar é super agitado, com muitos surfistas e os famosos Salva-vidas de Bondi, o Bondi Life Saving Club, fundado em 1906, que é o mais antigo da Austrália.


Coogee Beach e Coogee Bath.


Dia 6: ainda tem vários passeios que vc pode escolher, como escalar a Sydney Harbour Bridge, passeios de barcos, de balão, de helicóptero entre outros, depende do seu gosto. Como o clima estava maravilhoso e eu estava na vibe, fui para uma outra praia chamada Cronulla, muito fofa e linda, mas dispensável se você preferir outra atração! Fomos de trem e levamos aproximadamente 30 min para chegar! Aqui você não vai encontrar muitos turistas não… é bem praia de nativo!


Monique em Cronulla Beach.


Eu fui no Sydney Olimpic Park visitar, de trem foi tranquilo e não é tão afastado (olha no mapa lá em cima, na primeira foto no canto esquerdo). É bonito, bem conservado e vazio… Mas quem curte esporte pode curtir. 


Eu e Ive Neves no Parque Olímpico. (foto scanneada vale??)


Sydney Fishmarket (Pyrmont Bridge Rd, Pyrmont): é o mercado de peixes de lá, com vários restaurantes de frutos do mar com preços camaradas (muita coisa a market price) e peixes tão frescos que podem ser escolhidos ainda vivos! Vale a visita, hein? Importante sempre checar os dias e horários de funcionamento, especialmente na época das festas de final de ano. Conjugue a visita aqui com o Parque Olímpico, é no caminho ;) !


A Austrália não tem uma comida típica deles, não pense que Outback é comida australiana!! Muito pelo contrário, a comida deles é normalmente insosa (ou de paladar diferente do nosso, se preferirem assim!) e com muita gordura. O que é típico lá: 


  • Fish 'n chips (peixe e batata frita); 
  • Pork with apple sauce, pea, potatoes and carrot (porco com molho de maçã, ervilha, batata e cenoura);
  • Sobremesa: a Pavlova de frutas
  • Passar no pão: vegemite (parece Nutella, mas não se engane!)
  • Lanchinho: meat pie (tortinha de carne)
  • Gordice típica: TimTam
Sentido horário: Tim Tam, Meat Pie, Pavlova, Vegemite, Pork with apple sauce and vegetables.


Experimente o sorvete da Gelato Messina (80 Pyrmont St), dizem os nativos, ser o melhor sorvete de Sydney, que pelo site, deve ser um absurdo de bom, e se não for, pelo menos você comeu uma obra de arte!!! A Mô conferiu e curtiu! O sabor escolhido dela foi Chocolat foundant...


Gelato Messina: sim, tudo isso é sorvete! Ainda tem os bolos gelados, cake pops… só indo lá mesmo pra entender!


Uma comida muito comum na Austrália, são os famosos Kebab's. Lembro de comer muito, como pós balada, almoço, janta. Eu amava!!! E sinto muita falta, nunca achei no Brasil nada parecido! Indicação? Aqueles das barraquinhas/ carrocinhas mesmo, são os melhores! O que muda é mais o tipo do pão, uns mais finos, outros mais grossos… mas são deliciosos!!!


O que fazer em Sydney não falta, basta escolher o que te atrai mais! A cidade é muito linda, prédios modernos se misturam com prédios antigos! O povo é muito educado e solicito!

Ah, mais uma coisa importante, não tentem encontrar o endereço: P. Sherman 42, Wallaby Way… Não existe! (Fiquei arrasada também… #findingnemo)





See ya! (See you com aussie accent)



Rafa Cavalca e Monique Ghanem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal

Bar Urca - o queridinho dos cariocas e dos nem tão cariocas assim...

Trilha Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro!