Aveiro - o paraíso dos doces portugueses

Já que começamos a falar de comidas gostosas no post anterior... Hoje venho falar um pouco da minha experiência em terras lusitanas no começo do ano. Eu AMO doces portugueses... e foi lá que perdi a conta de quantas calorias tem um doce... e não me arrependi.

Aveiro é conhecida como a Veneza Portuguesa devido aos canais que cortam a cidade. É um pouco de exagero pois é bem pequetita... mas não há como negar, ela é muito charmosa. A cidade tem construções antigas, cheias de azulejos que rendem lindas fotos. Na minha opinião, vale a pena dar uma passada lá sim, especialmente por um motivo... um lugar chamado PEIXINHO.

Barcos moliceiros nos canais de Aveiro, a Veneza Portuguesa. Esses barcos serviam
para recolher algas e sargaço, mas hoje são apenas para passeios turísticos.

Eu nos canais de Aveiro.

Chegue na cidade, estacione o carro e dê uma volta a pé. Perca-se pelas ruas charmosas. Há muitas casas típicas, forradas de azulejos de todos os tipos. É lindinha demais. Mas o ponto alto é pra quem ama doces à base de ovos, esse lugar é o paraíso. O mais típico é o "ovos moles de Aveiro", conhecido no mundo todo. Ele vem recheando uma hóstia em formato de itens do mar, como conchas e peixes. É uma delícia!

Ovos moles de Aveiro.


A Confeitaria Peixinho (Rua de Coimbra, 9) é a mais tradicional da cidade, ela é bem central, e merece uma atenção toda especial. Você pode perguntar que todo mundo conhece (e indica), é fácil de achar.


Confeitaria Peixinho.

Ovos moles de Aveiro na Confeitaria Peixinho.
 Ok, os ovos moles são a sensação e por ele a cidade ganhou expressão também... mas gente, o que ganhou meu coração (ou meu paladar) foi o pão de ló. Sério, eu olhei esse pão de ló e me intriguei... pois ele é muito diferente do que somos acostumados... resolvi experimentar. PARA TUDO!!!! É como se fosse uma gemada assada... vocês não fazem idéia!!!!


Pão de Ló de Aveiro.

Eu tentei fazer o upload do vídeo que fiz comendo pra tentar demonstrar um pouquinho do que era esse doce, mas não consegui postar aqui... :(  Acho que ia ser muita tortura com vocês... hahaha. Eu comi um na confeitaria e levei outro pra casa. E pior, vou confessar, comi escondido pra não dividir com ninguém (sorry mom, sei que não foi essa a educação que você me deu)! hahahaha, shame on me! Mas a Fer Mano chegou no quarto quando eu estava no finalzinho e ganhou um colherada! Viu como sou boazinha???


Convento de Jesus, Aveiro. Fonte: aqui


Além de passear pelos canais e dar um volta para admirar as construções da cidade, uma visita ao Museu de Aveiro (Rua João Mendonça, 9-11) que fica no Convento de Jesus, onde pode-se visitar o Mausoléu da Princesa Santa Joana e a talha dourada (ou talha barroca) que decora todo o interior da igreja.




Na Capela do Senhor das Barrocas também é possível encontrar a talha dourada, assim como na Igreja da Misericórdia, porém com menos exuberância, porém seu portal de madeira merece destaque. Para quem aprecia a arquitetura contemporânea portuguesa, os edifícios da Universidade são bons representantes.



Igreja de Vera Cruz, na parte antiga da cidade.






Os azulejos portugueses, pelos quais fiquei enlouquecida pelas combinações, estão em toda parte! Casas, igrejas, lojas... por tudo! Tem até painéis enormes deles!

Azulejos Portugueses por toda cidade! 


Painéis de azulejos enormes!






Aveiro, vista do canal e pelas ruelas.


Se você, assim como eu, não tinha muito tempo para ficar na cidade, dê uma passeada rapidinho, vale a pena. A ruelas são charmosas, entre numa igreja... você vai gostar!


E como última dica, leve pão de ló e ovos moles para viagem! ;)


Perto de Aveiro, fica outro lugar para se perder na comilança (sorry!)... Mealhada! Mas isso mostro em outro post....






Beijos,


Rafa Cavalca.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bar Urca - o queridinho dos cariocas e dos nem tão cariocas assim...

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal

Trilha Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro!