Atacama dia I - Salar de Tara y Monjes de la Pacana, por Nataly

Salar de Tara y Monjes de la Pacana

Naty com o visual "feio" do Deserto do Atacama.

"Começamos os tours do Atacama pela visita ao Salar de Tara (4.400m), foi o nosso primeiro contato com o desertão e a altitude. O tour começa bem cedo em direção  a Cordilheira dos Andes. A estrada vai subindo que a gente acaba não percebendo, mas conforme vamos ganhando altitude o nosso corpo começa a ficar estranho.

A primeira parada é para vermos os dois vulcões mais imponentes da região, o Licancabur (com o cume mais cônico) e o Hulriques (com o cume mais plano). Eles fazem fronteira do Chile com a Bolívia, sendo metade de cada país. Como ainda era cedinho e já estávamos com bastante altitude, o clima era gelado nesse ponto do tour - jaquetas, luvas e gorros MODE ON.

Vulcões Lincabur (mais cônico) e o Hulrique (mais plano) - parece cartão postal né?
Seguindo pela estrada paramos para tomar o café da manhã no mirador de Quepiaco. Descemos do mirante para tirar fotos e já na subida eu senti os males da altitude, fiquei tonta e com a pressão baixa. No café já tomei meu primeiro chá de coca para dar uma melhorada. Continuando o passeio nos deparamos com uma surpresa climática, os vulcões estavam com nuvens na base. Segundo nossa guia Julieta, que em 4 anos fazendo aquele trajeto quase que diariamente, nunca tinha visto nada parecido. Ainda segundo ela, as nuvens  cobriam a fronteira com a Bolívia que estava muito perto.

No caminho para Los Monjes de La Pacana vimos minas terrestres, da época de batalhas entre o Chile e a Bolívia pelas terras da fronteira. Herança de governos passados que não podem ser retiradas, pois com a areia elas se mexem e ninguém sabe exatamente onde estão. Por isso essa é uma área perigosa para transitar sozinho de carro ou sem um guia especializado #ficaadica.

Los Monjes de La Pacana é o lugar de grandes pedras com formas curiosas, sua imponência é impressionante. A partir deste ponto o passeio deixa de seguir uma estrada e passa a ser no meio do deserto, com muitas dunas e emoção até chegar mais perto do Salar de Tara, onde fica o Parque Nacional dos Flamingos.

Salar de Tara.
Em um certo ponto descemos da van para fazer uns 20 minutos de  caminhada de contemplação da região até o Salar. A temperatura nesse ponto do tour já é mais agradável, mas ainda é possível sentir o desconforto da altitude.

Salar de Tara

O Salar de Tara fica na Reserva Nacional dos Flamingos, que é o ponto final do nosso tour. Lá encontramos além dos flamingos algumas lhamas. A vista é de tirar o fôlego. Existem outros passeios que podemos ver os flamingos mais de perto se preferir.

Flamingos

Lhama

Em suma, esse foi o passeio mais pesado em relação ao soroche pois a altitude aqui é de 4.400m. Quem sabe não seja o ideal começar por ele e sim ir pelo de menor altitude para o corpo ir se acostumando. Eu começaria pelos Valles e a Ju pelo Tatio."