Paris, por Márcia Azevedo!

O post de hoje é de uma amiga dos tempos da faculdade… lá no século passado (afff!) e hoje mora na cidade Luz! Na cidade mais romântica do mundo! E ela topou escrever pro blog dando dicas locais de uma brasileira quase francesa!


Márcia na Torre Eiffel!


"Sou brasileira e há 6 anos moro em Paris. A idéia era ficar somente um ano pra fazer um Master, mas me apaixonei pela França… e particularmente por um francês ;-)  

Hoje sinto-me em casa em Paris.


Seguem algumas dicas de lugares que descobri e que frequento depois que estou por aqui.





Le Café du Commerce

Para apreciar a culinária tradicional francesa, indico o Café du Commerce (51 Rue du commerce, 75015),  com receitas autênticas num ambiente familiar. Fica próximo à Torre Eiffel num ambiente com três andares super luminosos, com um jardim central à céu aberto e um serviço excelente desde 1921. A carne de Limousine é o prato emblemático de casa, mas todas a vezes em que estive lá sempre me supreendo com outros excelentes pratos e o bom-humor dos garçons, algo raro em Paris




Saint Honoré




Sebastien Gaudard (22 rue des Martyrs, 75009) – patisserie tradicional francesa – simplesmente divino. Sugiro como clássicos franceses o Saint Honoré (um tipo de bomba com creme de confeiteiro e caramelo) e o Mont Blanc (merengue com chantilly, coberto de doce de castanha portuguesa). E como doce mais moderninho, sugiro a torta de chá darjeeling.




Que prazer de se perder na ruas de Saint Germain des Près e descobrir um lugar como L’HeureGourmande (22 passage Dauphine, 75006), pequena e escondidinha casa de chás no bairro de Saint Germain. Ela não é visível da rua: fica numa passagem na rua Dauphine número 3, a casa de chás estará à esquerda. Lugar agradável longe do barulho e em volta de prédios históricos cheios de charme. Melhor ainda nos dias de sol para aproveitar das mesas no terraço. Perfeito para uma pausa entre amigos ou um brunch aos domingos.




Visa do Les Ombres.





Pra  quem  quer  curtir  um bom restaurante  com  uma  bela   vista  da dama de ferro : Les Ombres (27, quai 75007), no último andar do   Museu   Quai   Branly. Também   indico   este    museu    que   é   dedicado às  artes e  civilizações fora da Europa. Outra  dica de restaurante com vista panorâmica  é  o  “Le Zyriab” byNoura  (1 Rue des Fossés Saint-Bernard, 75005), no último andar do Institut du   Monde   Arabe.  Não   está   entre   meus  restaurantes  árabes preferidos em Paris, mas a vista vale uma  visitinha  para  um  café depois  de  um  passeio  pelo  5ème!




O Bistro Ecluse (34, place du Marché Saint Honoré, 75001) é uma ótima pedida custo-benefício para aqueles que querem descobrir queijos e vinhos franceses, apreciando-os com legumes e frutas. Sugiro o prato de queijos chamado « un peu de tout » que traz 5 tipos diferentes de queijo, do menos ao mais marcante: Le Barkass, le Roquefort, le Saint Nectaire, la tomette de Laious et le Fougerus. E sempre deixo o sommelier nos indicar o vinho da época. Já estive no Ecluse da praça Madeleine e o serviço também é correto.



E não daria pra não falar do chocolante quente do Angelina Café (226 Rue de Rivoli, 75001) fundada em 1903 que guarda sua decoração Belle Epoque... um clássico que pra mim continua sendo o melhor da cidade! Para os amantes de chocolate, ainda recomendo a patisserie chamada Choc Africain. Confesso que também gosto do chocolate quente branco do Angelina! Atenção: prepare-se para enfrentar fila…





Cave Pommer
Pra quem vai ficar mais dias  em Paris e gostaria de viajar por perto da capital, sugiro a região de Champagne. É super fácil ir de carro (2 hs até Reims) e a paisagem é linda, passando por vinhedos. E dá-lhe visitar as caves e tomar champagne! 

Leve um agasalho pra visitar as caves e informe-se antes sobre os horários e disponibilidades de visita. Eu fiz Mercier, Pommery e Veuve Cliquot e adorei as três. 



As caves galo-romanas da Pommery são de perder o fôlego! Em Reims, visite a catedral de  Notre-Dame-de-Reims, que data de 401!


Ficamos num hotel super chique na Avenida Champagne em Epernay, propriedade da família Mercier:  Hôtel La Villa Eugene. Champagne merece o que há de melhor! 

Degustação no final da visita!
Nesses dois link aqui e aqui você encontra mais informações sobre Reims e as visitas!"


Au revoir!



Beijos, 

Rafa Cavalca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bar Urca - o queridinho dos cariocas e dos nem tão cariocas assim...

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal

Trilha Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro!