Kaua'i, the garden isle - Hawai'i

Como já falei neste post aqui fui passear pelo hawai'i e depois de visitar Oahu tive que escolher mais uma ilha, e eu tinha apenas 2 dias, sendo 1/2 dia + 1 dia +1/2 dia, entenderam? rsrsrs. Como eu tinha pouco tempo, fiquei na dúvida entre Mau'i e Kaua''i, por serem menores. Acabei escolhendo Kaua'i, mais conhecida como Garden Isle, razão do nome foi explicada facilmente pela profusão de verde que é a ilha.

Kaua'i é a quarta maior ilha do Hawai'i, a mais antiga e a mais ao norte do arquipélago. 


Dicas do antes:

-> Você tem que comprar passagem para Lihue. Eu comprei com bastante antecedência e consegui um precinho camarada de U$ 160,00 ida e volta. Em cima da hora, o preço pode ficar salgado (ouvi dizer em U$400-600), melhor se programar! Usei o site skyscanner e comprei pela companhia mais barata, a Go!, que é uma cia low cost que usa inclusive um terminal mais modesto no aeroporto de Honolulu. Confesso que o voo atrasou na ida e na volta, ambos quase duas horas. Não sei se foi falta de sorte ou se é rotineiro da empresa mesmo, mas quando falei que tinha vôo de conexão para Dallas - DFW, que não podia me atrasar (muito) por causa das malas eles prontamente fizeram o check-in da minhas malas já para o meu destino final no Brasil para adiantar a minha vida quando chegasse em Honolulu. Ah, minhas malas foram as primeiras a chegar no Brasil! :D

-> Voo de helicoptero em Kauai: agende o quanto antes, pois a procura é grande e ficar sem esse passeio é sair da ilha sem conhecer a ilha, vai por mim.

-> Alugue um 4x4 impreterivelmente. Se em Oahu eu deixei apenas o Kaena Point, aqui ficou bastante coisa para trás porque estava com um carro sem tração. Aluguei um conversível, que foi bem legal também, mas acho que um jipe 4x4 seria o ideal para Kaua'i. Não consegui chegar até Barking Sands Beach e Polihale State Park.

-> Eu fiquei hospedade em Lihue mesmo, bem perto do aeroporto e gostei. Fica bem no meio entre um lado e outro da ilha. Meu hotel era bem simples, fiquei no Kauai Palms Hotel, só tinha café (não café da manhã, mas somente café), mas o quarto e banheiro era bom, limpo e confortável, mas não tinha ar condicionado, somente ventilador, mas não passamos (muito) calor, foi tranqüilo. Custo x benefício foi bem ok, especialmente pela localização.

-> Não é antes, mas vale a dica: leve água e comidinhas, toalha, snorkel, máquina fotográfica, protetor solar, chapéu/boné. Por exemplo, em Ke'e beach, tivemos que sair pra comer e depois voltar, fomos achar um restaurante 15km de distância. E também fique de olho no combustível! Não tem posto em cada esquina como no Brasil.

Fonte: aqui
  • No meu primeiro 1/2 dia saímos em direção ao West side (oeste) via Kaumuali'i Highway até o ponto onde podíamos ir sem 4x4. Desse lado paramos em Poipu Beach Park. Essa praia é linda e estava cheia! Tem salva-vidas pela orla toda que colocam ordem na casa, do lado direito da foto só entrava galera com prancha. Esta praia faz um filete de areia onde as ondas batem em direções contrárias. No dia que passei lá tinha uma foca tranquilona na areia tomando um sol... Esta praia também é indicada para snorkel, mas não posso dar minha opinião porque não mergulhei.
Foto: Lucas Nunes. Eu na praia de Poipu Beach.
-> Waimea Canyon, o Canyon do Pacífico: eu não conheço o Grand Canyon, mas posso afirmar sem sombra de dúvidas que o Waimea é sensacional! Lindo! Tirei tanta foto, apaixonei mesmo... Você faz o caminho todo de carro, parando nos lookouts pela estrada (todos bem sinalizados e com banheiros). A estrada que você pega é a Waimea Canyon Drive e depois continua pela Kokee Road. Algumas fotinhos para dar um gostinho do que é esse passeio...
Fonte: googlemaps. Trajeto do começo ao fim tem 29,6 km, cada perna.
Se você der um zoom no mapa vai ver que tem mais estrada depois
do ponto B, mas na verdade são trilhas off road.
Foto: Lucas Nunes. Eu no Waimea Canyon Lookout que tem aprox.
16 km de comprimento e aprox. 1.000m de profundidade.

Fotos: Lucas Nunes. Eu em Wai'ale'ale, o ponto mais úmido do planeta,
aqui chove 360 dias por ano, 11.000mm de pluviosidade anual,
ou seja, sempre está chovendo em algum ponto nessa parte do canyon.
Esse Canyon é sensacional, cada visual lindo! Tantos tons de verde, é uma bela explicação do porque eles chamam Kaua'i de Garden Isle ("ilha jardim"). Quem gosta de fazer trilha, Kaua'i é o seu lugar. A partir dessa última foto tem uma trilha, na verdade várias ao longo do canyon, para vários níveis de hikers. 

Na volta escolhemos um ponto para assistir o por-do-sol. Não vou saber dizer exatamente onde fui, mas era um lugar onde tinham vários barcos e lanchas particulares. Não importa onde, tem que parar e esperar para assistir esse espetáculo da natureza.


Foto: Rafaella Cavalca. Sunset em Kaui'i.
  • O lado leste e norte e seus highlights, via Kuhio Highway.
-> Kealia Beach - é a praia do famoso surfista Andy Irons. É uma praia linda, visual show. Está no caminho e merece uma parada com certeza. Lá o banho de mar é delicioso.

Foto: Rafaella Cavalca. Kealia Beach, Kau'i - HI.

-> Kialluea Lighthouse (aqui e aqui) é um farol desativado e conservado por voluntários pois virou um ponto de encontro de muitos pássaros na região. É show!



-> Hanalei Bay é uma praia super famosa e calma. Acabamos não entrando, mas é conhecidíssima!

-> Princeville é uma região linda! Um condomínio gigante, cheio de casas maravilhosas e praias particulares. As praias que não são particulares é super difícil você conseguir acesso. Passeamos pela "vila" e não achamos por nada os pontos bacanas!

-> Você vai passar pelas plantações de inhame, bem típica da ilha. Essa foto foi tirada num lookout.


Foto: Rafaella Cavalca. Plantação de inhame, Kau'i - HI.
-> Antes de chegar em Ke'e Beach que é a última praia antes do NaPali Coast, passamos por uma caverna. O Kaua'i é isso, uma mistura, tem caverna, floresta, praia, paredão de pedra tudo junto. Não pode mergulhar na caverna, mas mesmo assim é bacana. Ela é bem perto da Ke'e Beach. Se conseguir estacionar por ali, aproveite pois vaga não é fácil de achar.

Foto: Rafaella Cavalca. Caverna perto de Ke'e Beach, Kaua'i - HI.

-> Acho que é de propósito esta praia ser a última acessível de carro, é tão linda. Ke'e Beach é o ponto alto de Kaui'i, se você andar uns 5 minutinhos nela você consegue visualizar um pouco do Coast. Nessa praia nós ficamos um tempão, tomamos sol, entramos no mar... tinha bastante gente. Não somente nós, mas boa parte do pessoal esperou pra ver o por-do-sol, que foi um show a parte...

Foto: Lucas Nunes. Eu no por do sol em Ke'e Beach com
vista para o Nã Pali Coast, Kaua'i - HI.
Foto: Lucas Nunes. Por do sol em Ke'e Beach, Kaua'i - HI.
  • Vôo de helicóptero sobre Kaua'i é simplesmente a cereja do bolo. É bacana fazer isso no último dia para que você possa aproveitar a ilha sob outros ângulos, por terra ou por mar e apreciar bem. Na hora que você sobrevoar (você vai entender) o Wai'ale'ale, o NaPali Coast, Manawaiopuna Jurassic Park, Haena Beach, Waimea Canyon, Hanalei Bay e todos os outros visuais de perder o fôlego você vai ter vontade de chorar de tão lindo!!!! Esse passeio não é barato, o vôo dura 40 minutos e custa U$ 220,00 por pessoa. Pode pagar com cartão de crédito. Eu não reservei e fui no dia comprar o passeio achando que teria vaga sobrando, ledo engano. Consegui através de um quiosque no Harbour Mall (3501, Rice St) com o pessoal do Harbor Tours & Activities (tem voos de helicoptero, caiaque, barco e vários outros passeios - 3501 Rice St. Ste 114, Tel. (808) 632-0192). O interessante que como deixamos pra última hora, ele ligou para várias empresas até conseguir uma vaga, não precisamos ficar andando pra lá e pra cá em busca de um lugar. A empresa que efetivamente nos prestou serviço foi a Safari Helicopters (3225 Akahi St). Ah, não comprem o vídeo do passeio. Não é caro, U$ 31,00, mas a  qualidade é péssima. Se você inventar uma historinha do tipo "estamos de lua-de-mel" ou "é meu aniversário", é bem provável que você vá na frente do helicóptero! Por mais que o helicóptero tenha bastante vidro para visualizar, incluindo uma parte de baixo também, a vista na frente é sempre melhor! ;-)
Foto: Rafaella Cavalca. NaPali Coast, voo de helicóptero, Kaua'i - HI.
Foto: Rafaella Cavalca. Wai'ale'ale, voo de helicóptero, Kaua'i - HI.
Foto: Rafaella Cavalca. Voo de helicóptero, Kaua'i - HI.
Foto: Rafaella Cavalca. Hanalei Bay, Kaua'i - HI.

                      Vídeo do voo sobre Kaui'i feito com o iphone... 
                      faltaram vários lugares mas dá pra ter uma idéia!
  • Restaurantes: Harbor Mall (3501, Rice St) tem vários restaurantes e cafés. A comida no Kalapaki Joe's é muito gostosa e rola um agitos quando tem jogo/luta ou qualquer evento esportivo,  pra tomar um café da manhã delicioso escolha o Splash Cafe (o crepe de Nutella é top!). Em Kauai também tem o Duke's (3610 Rice St), que já recomendei no post aqui.
  • Tem um passeio de barco que sai de Port Allen e faz o NaPali Coast, saindo as 8h e voltando as 14h. Eu não tive tempo de fazer e não pude ver a ilha desse outro ponto de vista. Alguns lugares que eu li as pessoas pontuaram que nesse passeio, que demora muito, é muito comum enjoar. Além do passeio de barco para ver o paredão, para-se para fazer snorkel também. Mas sinceramente gostaria de ter ido... A praia Kanakapi'ai Beach só chega de barco.
  • Um blog que usei como base para minha viagem foi esse aqui, uma brasileira que mora no Hawai'i. Os posts dela são tendenciosos a programas "marinhos", o que pra mim foi perfeito!


Aloha!


Beijos, 

Rafa Cavalca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bar Urca - o queridinho dos cariocas e dos nem tão cariocas assim...

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal

Trilha Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro!