Amsterdam no verão por Aline Eger

Para este post convidei uma amiga mais que querida que abandonou o Brasil e foi morar em Amsterdam há mais de dois anos... Com certeza as dicas dela são imperdíveis!


      "Bom pessoal... a Rafa, minha amigona do coração, pediu pra eu falar um pouquinho dessa cidade super cute que é Amsterdam, não como turista, mas como uma residente que aqui vos fala... Além de morar há mais de 2 anos aqui sou uma super fã dessa cidade, então é com muito prazer que escrevo algumas dicas pra vcs....

    Summer Life! Vou falar da agitada vida no verão... sim, porque em Amsterdam, você tem 2 vidas totalmente diferentes, uma  no verão e outra no inverno. Nesse post vou falar do verão... (sim, terá o post de inverno!)

  • Flores!
Além do turístico mercado das flores no centro de Amsterdam, (que na minha opinião não tem nada assim muito especial) vale uma visita em um lugar chamado KEUKENHOF. Ele abre apenas em um período do ano e você pode pegar um trem direto da Central Station... é lindoooooo!!! 
Próxima temporada de 20/03 a 18/05/2014.


Fonte: aqui
  • Barco!
1     Se puder e você for em uma turminha, vale demais alugar um barquinho private... custa 170 euros por 3 horas e cabe até 12 pessoas.... ou seja 16 euros por pessoa, mas uma das pessoas tem que ter alguma experiência com barcos, porque esse não vem com piloto, ok? Ou seria motorista? Skkiper? Whatever... mas pra quem conhece um pouquinho é moleza... se eu já pilotei meu amigo, qualquer um o fará! Hahaha... (believe me!)
2   Não precisa de nenhuma habilitação, o barco não vai muito rápido e você pode trazer vinhos e umas comidinhas....esse programa eh suuuuuper Dutch (holandês), mas pode haver Traffic Jam, porque não é só vc que gosta de passear nos canais de Amsterdam com seu barquinho né? Se rolar de alugar por mais tempo recomendo ‘estacionar’ o barco em um bar que se chama Hannekens Boom, desce do barco direto dentro bar e toma uma boa cerveja em jarra no terrace – que é como se fosse um quintal. E se a fome bater coma um bom hamburger com batata frita... I recommend!
3   Se por algum motivo você não conseguir alugar o barquinho private porque está viajando sozinho(a), faz aqueles passeios que oferecem aos turistas em qualquer canal, ainda assim vale a pena... E se vc for fazer o Heineken Experience eles oferecem a volta de barco junto do ticket... ai sai "de GRATIS" J
Foto: Euzinha fotografando os Canais de Amsterdam.



  • Bike!
Fio(a), pelamordedio.... cuidado ao alugar uma bike tá?? Aqui todo mundo é meio louco... principalmente evite andar na mesma linha dos trams, que são aqueles bondindinhos que andam no meio da cidade, se o seu pneu cair ali ja eraaaaa.... pastel na certa (experiência própria)... Mesmo assim eu sou suspeita pra falar... ando por tudo com a minha magrela véia... e tem que ser véia.... quanto mais véia melhor, sim sim, os junkies roubam bikes, portanto sempre amarre sua bike em um lugar fixo...
Foto: Aline Eger. Central Station - Amsterdam - NL

Para alugar bike tem um site que eu vejo sempre... nunca aluguei mas deve ser ok... Pra balada vale ir de bike também, com certeza a melhor escolha... as vezes quando chego em casa já estou sóbria outra vez... hahaha... e vai na fé que não tem perigo, pelo menos em 2 anos 90% das vezes chegando em casa depois das 3 da matina nunca me aconteceu nada.

  • Parques!
Vondelpark é o meu preferido... mas temos também o Westerpark que é suuuuuuper legal e local, e o Oosterpark, cada um em um lado diferente da cidade, então escolhe o que mais lhe convem, pegue uma toalha, uma garrafa de vinho branco, umas tapas, um speaker, (pra quem gosta umas ervas) e vai! Vale muito a pena ficar lá relaxando, vendo a variedade de pessoas passando e você também pode fazer boas amizades em um parque.
Também é um bom lugar para se fazer esportes, corrida, patins, bike... sempre muito movimentado. SUPER GEZELLIG, como dizem os holandeses... 
*GEZELLIG merece uma explicação especial, vide abaixo.

Foto: Aline Eger. Vondelpark - Amsterdam NL

  • Bares-Terraces!
Hummmmm, minha parte preferida! Iupiiii!!! Depois do trabalho (sim, eu também trabalho), tem alguns bares que eu recomendo, vista para o canal, outdoor, mesinhas, cervejas, vinhos e boas conversas... Vamos lá... qualquer bar no canal Prinsengracht que seja para o lado do Jordaan (na minha opinião o melhor bairro da cidade) é legal. Você pode parar no lado de fora e pegar uma mesinha dessas na frente do canal... alguns bares só tem bancos, o que ajuda bastante na parte de ‘fazer novos amigos’ e saber qual a boa da noite. Alguns nomes dos cafés/bares que eu gosto - Proust (Noordemarkt 4, 1015 MV in Amsterdam), Thijseen (Brouwersgracht 107, 1015 Amsterdam), Tabac (Brouwersgracht 101, 1015 GC). O Werck (Prinsengracht 277, 1016 Amsterdam) é bem legal também para um bom jantar mas não é muito barato não... e a cozinha fecha as 10 pm e depois vira uma baladinha lounge, aliás aqui o pessoal tem o hábito de jantar super cedo, entre 6-7 pm horas... Ainda não me acostumei com isso, mas ok.... Além desses bares tem uma cervejaria muito legal que é turística mas muitos locais também curtem, a  Brouwerij't ij (Funenkade 7,1018 AL Amsterdam) , lá você já mata a parte de ver um moinho J. E agora o mais especial de todos os bares, bar este que você não vai achar nas revistas ou talvez se perguntar na rua a pessoa vai dizer que nunca ouviu falar mas é simplesmente IMPERDÍVEL, chame-se Roest! (Jacob Bountiusplaast), bar alternativo em um lugar incrível, dê uma caminhada por todo o bar e você vai entender do que eu estou falando. I LOVE ROEST! E olha que não ganho nenhuma comissão! Imagina se me dessem vinho de graça?? hahaha


Foto: aqui. Bar Roest.

  • Festivais 
Se você gosta de uma boa música eletrônica coloca aí o site nos seus favoritos... verão tem todo final de semana um festival, em lugar diferente... geralmente eles são mais afastadinhos do centro ou em uma cidade vizinha.... mas são muito legais... 
Duas dicas importantes aqui: se o tema da festa for pirata por exemplo, pode ir fantasiado que você não vai se sentir mal, aqui o povo leva bem a sério esse negócio de seguir o dress code da festa. Dica 2: prepare o figado porque 3 horas da tarde todos já estão bebendo ou bêbados!

Foto: Festival em Zandaam chamado Pleasure Island.


  • SUNSET

Verão eu super recomendo ir a praia, si si, aqui tem praia e bem legal, a única big difference é que venta muito e a água não dá pra tomar banho de tãaaaaaaoooo gelada! Por issso sempre recomendo sunset.,... é magnífico. Eles tem uns beach clubs bem legais com boas comidas, boas bebidas e algumas festas super legais aos domingos. Eu sempre vou depois do trabalho, se o tempo está bom prepare-se porque estará bem lotadinho... Não se empolgue muito nos biquinis ou roupas de banho (não é calor), e a maioria do pessoal vai de roupa normal direto do trabalho. Se vc pegar um raro dia de 30 graus por aqui, aí sim, quem sabe até um mergulho né? Mas aí considere-se um sortudo!


Meu local preferido é a praia de Bloemendaal, ali tem vários beach clubs, então vc pode escolher o que mais te agrada. Apesar de ter indicações no trip advisor ou outros sites para turistas, o povo que vai lá é mais local devido ao difícil acesso via transporte público, muito mais fácil ir de carro, então alugue um carro, coloque Bloemendaal no GPS e bora ver o por do sol! AND DON’T FORGET, se dirigir não beba... aqui a encrenca pode ser grande. Ah, e você pode dirigir por até 6 meses com a CNH do Brasil,  ok?

Foto: Aline Eger. Republiek Beach Club - NL.

Segue alguns sites de beach clubs que eu recomendo...





  • GEZELLIG
Expressão constantemente utilizada por holandeses para expressar um bom momento, não há tradução literal no dicionário, nem em português nem em inglês mas significa boa atmosfera, cool, aconchegante, alguma coisa desse tipo, realmente é difícil traduzir mas pior ainda é tentar falar com o sotaque dos locais... você deve pronunciar assim: RRRRRRRRAZELARRRRRRRRR... chega a doer a garganta! hahaha. Mas você vai ouvir muito por aqui!




Bom galera, vou ficando por aqui, qualquer dúvida deixe seu comentário que eu tento ajudar… Espero que vocês tenham gostado das dicas e que possam aproveitar um pouquinho dos programas locais.
Até o proximo post que será um ‘winter schedule’... onde teremos bons vinhos, restaurantes, winter sports e baladas! Abaixo uma fotinho minha, vai que nos esbarramos pela city né?


Foto: Aline Eger.

Aline Eger."



Minha amiga arrasou né? Enjoy!

Beijos, Rafa Cavalca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bar Urca - o queridinho dos cariocas e dos nem tão cariocas assim...

Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga, Portugal

Trilha Morro Dois Irmãos - Rio de Janeiro!