Rock in Rio, você vem?
Todo mundo já está sabendo que em setembro desse ano tem esse mega festival de música aqui no Rio, o Rock in Rio. Recebi um email da Babi de Marchi, que vem para o festival sugerindo esse post e resolvi acatar a idéia. Estou morando no Rio desde fevereiro de 2012, acho que posso ajudar quem vem pra cá e quer dar uma turistada!
Eu fui no Rock in Rio de 2011, e adianto pra vocês, é super cansativo. Claro que depende a hora que você chega lá, mas de qualquer forma o lugar é enorme, e você fica andando de lá pra cá o tempo todo. Primeira dica: no dia que for ao festival, manere nas atividades durante o dia. Você vai lembrar disso lá!
Vamos começar com o roteiro básico, caso seja sua primeira visita ao Rio.
1. Cristo Redentor/ Corcovado: tem que ir, a vista é linda de lá! Mas escolha um dia que não esteja nublado para garantir. A dica é: acordou, tá com dia bonito, corre pra lá antes de qualquer coisa. Lá sempre é cheio, não tem como... essa minha foto é de 2006 quando vim passear aqui, e é uma raridade estar vazio, nesse caso chegamos quando já estava fechando. Agora para chegar lá tem que pegar o trem do Corcovado, R$ 46,00 que dá direito ao transporte de ida e volta + entrada ao monumento. Pode comprar online ou na bilheteria do Cosme Velho. Você também pode ir de taxi ou carro particular, mas tem que parar 2km antes do topo e pegar uma van que já está incluso no preço do ingresso que você pode comprar online (sem o trem!) ou na bilheteria do local.
2. Pão de Açucar: ah, esse é meu xodó! Tem como não amar o Rio depois de uma vista dessas??? É muito amor por essa cidade! O bondinho do Pão de Açucar acabou de completar um século de vida! Tem duas paradas, a primeira é no Morro da Urca e a segunda no Pão de Açucar. Lá em cima tem bares e restaurantinhos. Take you time! Passeie, olhe, tire muitas fotos! É imperdível. A dica aqui também é a mesma do Corcovado, dia bonito? Corre pra lá!
3. Urca: o Pão de Açucar fica na Urca, um bairro super charmoso, onde o Rei Roberto Carlos mora, onde fica a Praia Vermelha, e a famosa mureta da Urca. Olha que delícia comer um pastel camarão e tomar uma cervejinha gelada com esse visual? O bar que estávamos é o famoso Bar Urca (Cândido Gaffrée, 205) e depois subimos no restaurante pra comer um camarão na moranga maravilhoso! Ah, detalhe, o bar começa a esvaziar lá pelas 21h, ou seja, chegue cedo!
Foto: não sei. Eu, Keila Begalli e Elena Knack na famosa mureta do Bar Urca. |
4. Saindo de lá, ou antes de ir para o Pão de Açúcar tem que dar uma passada na praia de Botafogo, afinal não tem como perder essa vista e tirar uma foto clássica? É do ladinho!
5. Jardim Botânico: como o próprio nome diz, fica no bairro Jardim Botânico. Um parque lindo na Zona Sul. Dá pra dar uma corrida, passear pelas exposições temporárias... esses dias tinha uma exposição de fotos Gênesis, do premiado fotógrafo Sebastião Salgado.
Além de parque, JB também é um bairro cheio de bares bacanérrimos. Vou indicar dois que eu já fui, conheço e adoro! Mas no caminho para eles, na Rua Lopes Quintas, tem vários outros! Não tem muito erro não!!! Os que eu já fui e aprovei....
Bares: Paxeco Bar (Pacheco Leão,724D), Bar do Horto (Pacheco Leão, 780D).
Fonte: aqui |
Outro parque ali do lado que é muito lindo e bacana para tomar um café da manhã e tirar fotos lindas é o Parque Lage.
Fonte: aqui |
Fonte: aqui |
6. Posto 12: é aqui se encontra a galera jovem, bonita e sarada do Rio. O posto 12 é bem famosinho, e depois rola um pós-praia nos bares ali ao redor como o Veloso (Aristides Espínola, 44), Belmonte (Dias Ferreira, 521), Jobi (Ataulfo de Paiva, 1166) ou nos restaurantes Prima (Rainha Guilhermina, 95), Via Sete (Ataulfo de Paiva, 1240), o árabe Yalla (Dias Ferreira, 45a) - o combo para 2 ou 4 pessoas são excelentes pedidas, o Diagonal (Aristides Espínola, 88) e o clássico BB Lanches (Aristides Espínola, 64), bares da Conde de bernadote (isso é uma rua), Bracarense (José Linhares, 85), Qbar (Dias Ferreira 617), Chico&Alaíde (Dias Ferreira, 679). Tem vários outros ao redor, esses que indiquei são os que costumo freqüentar, é só escolher!
Ah, outro ponto: não importa qual praia/posto você estiver, "bixcoito"globo, mate de galão, esfiha, picolé itália você sempre vai encontrar, e se puder experimente todos! Adoro comidinhas de praia...
Foto: Rafaella Cavalca. |
7. Arpoador: o Arpoador fica entre a praia de Ipanema e de Copacabana, no Posto 7. É de lá que se tem uma das vistas mais apaixonantes do Rio, a do Morro dois irmãos.... O caminho do Posto 12 até lá são quase 4km, você pode ir andando, correndo, de bike, patins, sk8... tanto faz! Tem que ir. Um restaurante muito bacana ali é o Azul Marinho (Francisco Otaviano, 177 - no Hotel Arpoador Inn), com um visual impagável. Bar bacana ali é o Astor, (Av. Vieira Souto, 104-110) perfeito para um drink no final de tarde.
Minha bike no Arpoador com vista para o morro Dois Irmãos. |
8. Lagoa: A lagoa tem 7km de circunferência e é cheia de atrações. Tem o Heliponto para quem quiser sobrevoar a cidade Maravilhosa (não vou indicar nenhuma cia porque nunca voei), Pistas de skate, Parque dos Patins, Parque da Catacumba, dá para se divertir muito! É uma delícia fazer exercício com aquele visual. Tem também como alugar bike, tandem bike, bike tamanho família, pedalinhos e muito mais. Além de restaurantes, como oke ka baiana tem, é uma boa dica! Visual 10! Fica na altura do Parque do Cantagalo ou o Lagoon, que é um complexo com uma vista linda e vários restaurantes.
9. Santa Teresa: a-do-ro esse bairro! Acho um charme. É a Montmartre carioca. Uma delícia de almoçar e passar a tarde lá. Restaurantes, tem vários. Depende o que você gosta de comer. Falam muito do Aprazível, a vista de lá é linda, mas é caro e sinceramente, nunca comi nada lá maravilhoso. Tem o bar dos Descasados e o Térèze no Hotel Santa Teresa, um charme! (Foi nesse hotel que Amy Winehouse se hospedou). Na rua Almirante Alexandrino (lá pelo número 400) tem vários outros, um do lado do outro, é só escolher!
Saindo de lá, vale a pena passar pela "Selarón" uma escada toda decorada pelo artista já falecido Jorge Selarón. Acho linda, e dá excelentes fotos!
Foto: aqui |
Saindo da escada, você está a poucos passos dos Arcos da Lapa, importante cartão postal e símbolo da boêmia carioca. Na Lapa fica o famosíssimo e extremamente turístico Rio Scenarium (pra dançar é ótimo), mas acho que pro final de semana do Rock in Rio, o foco é outro.
Arcos da Lapa. |
10. Esportes: o Rio é um convite a fazer atividade física. Gosta de correr? Patinar? Andar de bike? Skate? Não importa, temos a orla toda ou a Lagoa. Tem como alugar as bikes do Itaú, é só baixar o +app da BikeRio, ver onde estão os pontos das bikes e pagar com cartão de crédito. Tem também em Ipanema, Leblon, Copacabana e Barra quiosques da Nextel que você tem várias opções de esporte para locar, desde patins até frisbee, variando as opções em cada quiosque, confere aqui. Stand up paddle? Vá no posto 6 de Copacabana e fale com o pessoal do Art'n Surf, fica bem do lado do Forte de Copacabana, onde o mar é mais calmo para fazer SUP, e quem sabe, você tenha a mesma sorte que eu e cruze com um tartaruga em pleno passeio. O por-do-sol visto do mar, numa prancha de SUP também é demais! Mas o mar tem que estar num dia bom.
Foto: Rafaella Cavalca, SUP no Posto 6. |
11. O que não falta no rio, são bons restaurantes, aqui vai algumas sugestõe$$$, top 4:
Sushi Leblon (Dias Ferreira, 256) - entrada tartar de atum, dupla de sushi de peixe manteiga e massa udon ao leve curry e côco (duas pessoas comem bem)
Sawasdee (Dias Ferreira, 571) - entrada Muu Grop, prato principal Mussaman curry (porco)
Zuka (Dias Ferreira, 233) - o brigadeiro de bolacha maria e o marshmallow brulée são demais
CT Boucherie (Dias Ferreira, 636) - restaurante de carnes do chef Claude Troisgros com rodízio de guarnições, simplesmente maravilhoso
CT Boucherie (Dias Ferreira, 636) - restaurante de carnes do chef Claude Troisgros com rodízio de guarnições, simplesmente maravilhoso
Esse post é "tendencioso"ao Leblon, pois é aqui que eu moro e dividi as minhas experiências, meu cotidiano! Pra falar sobre a Barra, na zona oeste convidei minha amiga Fer Mano, que mora lá e poderá contar o que tem de bom com mais propriedade. O post vai ao ar semana que vem!!!
Beijos,
Rafa Cavalca.
Comentários
Postar um comentário